✂Como regular a tensão da linha✂

fevereiro 26, 2020










Ajustar a tensão da máquina parece difícil, mas não é. Na medida que você vai conhecendo os tecidos já percebe se precisa de mais tensão ou menos tensão.
A maioria das máquinas domésticas funcionam muito bem para vários tipos de tecidos na tensão 3.
O melhor conselho que eu posso dar nesse quesito é não ficar mexendo nessa região, exceto quando "o tecido pede".
Assim como o carro pede para mudar de marcha, a tensão da máquina faz o mesmo em determinados tecidos.
Não é necessário ficar mudando, a não ser que os pontos estão frouxos o apertados demais para cada tipo de tecido.
observe:
Abaixo o vídeo do canal Linha N'agulha, explica de maneira bem fácil como regular a tensão , vale a pena conferir:


Créditos do vídeo 
Linha N'agulha
1

Encontre os guia-fios.Veja primeiramente se a linha está passada corretamente nos guias fios.Eles ajudam a regular a tensão. Metade do problema de tensão começa aqui por ser passado errado a linha. São várias voltas pelas quais você passa a linha antes de prendê-la na agulha. Elas evitam que a linha se enrosque e distribuem a tensão igualmente do carretel para o tecido,

Localize os discos de tensão e o regulador. Juntos, eles são chamados de conjunto tensor. Os discos apertam a linha conforme ela passa por eles, enquanto o regulador controla a quantidade de pressão nos discos. O regulador de tensão é simples: quando ajustado a um número maior (girado no sentido horário), os discos se juntam, aumentando a tensão. Girado para um número menor (no sentido anti-horário), os discos se separam, diminuindo a tensão.[2]
  • Nas máquinas mais antigas, há apenas dois discos de tensão, controlados por um parafuso ou botão. Nos modelos mais novos, há três discos controlados por um botão ou teclado na frente da máquina.
  • A menos que você tenha uma máquina mais nova que faça ajustes de tensão superior automáticos, usar uma linha mais grossa sem reconfigurar o botão aumentará a pressão e diminuirá o movimento da linha superior.


3

Encontre a bobina. A mola de tensão dela exerce pressão na linha conforme esta sai da caixa. Sua máquina pode ser do tipo em que a bobina é encaixada na parte de baixo ou ter uma caixa de bobina em um compartimento abaixo da agulha. A quantidade de pressão exercida sobre a bobina é regulada por um pequeno parafuso na parte traseira da mola.
  • Tanto a mola quanto o parafuso são fáceis de localizar quando a máquina tem uma caixa de bobina separada. No caso das máquinas cuja bobina é encaixada e a caixa está embutida, localizar o parafuso de tensão pode ser mais difícil, mas nada que não se resolva com uma breve procura.
  • Em qualquer um dos casos, para aumentar a resistência, use uma chave de fenda pequena para girar o parafuso no sentido horário (para um número maior) ou anti-horário (para um número menor). Gire o parafuso aos poucos e nunca mais do que um quarto de volta entre os testes.foto 1
4

Entenda a tensão. É ela que mantém os pontos de cima e de baixo em igual tensão um em relação ao outro. Em outras palavras, ela mantém os pontos da frente e de trás iguais. Tanto a tensão superior quanto a inferior devem trabalhar juntas para criar pontos consistentes. Se os pontos de cima e de baixo não estiverem uniformes, pode ser porque a tensão não está correta na parte superior ou inferior.[3]
  • A maioria das máquinas de costura domésticas são da variedade de pesponto, ou seja, uma linha superior e uma inferior se entrelaçam. Quando isso não acontece da maneira correta, pode haver um problema de tensão.










O que é tensão do ponto? Qual a função da tensão na costura?





CRÉDITOS:Algodão Cru


  • Ao começar a costurar, lembre-se de puxar as pontas soltas das linhas para a parte de trás da máquina e longe da área da agulha.
  • Ao testar a tensão com uma costura, escolha linhas de cores diferentes para o carretel e a bobina. A linha deverá contrastar com o tecido. Assim, ficará bem mais fácil ver e fazer ajustes mais precisos. Lembre-se apenas de mudar para a cor certa antes de começar a costurar.
  • Começar um registro de tensão para sua máquina de costura é uma boa ideia. É só anotar em um caderno as tensões para certos tecidos, linhas e agulhas. Anote a marca, o tipo e o tamanho. Com isso, o processo de ajuste ficará muito mais simples no futuro.
  • Lembre-se sempre de tentar a tensão superior primeiro. Em 90% dos casos, só ela precisa ser ajustada.]

Se ainda não conseguiu ajustar a tensão , veja mais nos links abaixo:
Como ajustar a tensão da bobina e o ponto da sua máquina Parte 1  clique aqui

 ✂       Como Ajustar a Tensão em uma Máquina de Costura parte 2 clique aqui

Como ajustar a caixa de bobina para melhorar a qualidade do ponto na máquina de costura (vale para qualquer máquina de costura) clique aqui

Sistema básico de todas as máquinasclique aqui

Máquina barulhenta demais? Dicas aqui

Dicas de Manutenção pra máquinas de costura clique aqui
✂ Para mais informações como essa  clique em Manutenção

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.