Aprendendo a usar o “vivo de cordão ”COMO FAZER VIVO (OU PIPING TAPE) em almofadas, bolsas. necessaires ou no que sua imaginação criar





















Aprendendo a usar o “vivo”

Existem cordões prontos como este, 

mas você também pode fazer
Material necessário:- fita de viés e cordão de algodão (tanto uma coisa como outra, existem em diversas larguras e grossuras. É escolherem o que melhor se adapta ao que pretendem)




O "vivo" é um acabamento utillizado em vestuário, decoração ou mesmo acessórios. A proposta dele é dar estrutura em peças armadas, como bolsas e malas ou acabamentos em roupas e almofadas. Aqui vamos apresentar o pé calcador para vivo, ele auxilia na costura e deixa o acabamento perfeito.





Para montar o vivo, vamos precisar de uma tira de tecido de algodão de, em média 5 cm de largura (e o comprimento que você for precisar) e um cordão. Aqui usamos cordão de nylon, mas se for para roupas, use o barbante de algodão fininho.





Posicione o cordão dentro do tecido e dobre ao meio. O pé calcador tem um espaço próprio para encaixar o cordão. Você vai costurar ao lado. Depois de costurar toda a extensão, corte o excesso de tecido, deixando um cm de margem para costurarmos-o na peça.





Agora é hora de costurar o vivo no seu projeto. Aqui usaremos o tecido vermelho como exemplo, mas imagine que ele seja o tecido de uma peça final. O vivo terá que ser encaixado dentro dos dois lados do tecido, mantendo os lados direitos todos juntos, ou seja: direito dos tecidos + direito do vivo. Parece confuso? Se sentir dificuldade, alfinete antes para conferir se os tecidos estão encaixados e depois costure.





Pronto, aqui é o resultado do vivo aplicado:



Dica Agulha de Ouro Ateliê: O segredo para ele ficar bonito é costurar bem pertinho do cordão sem amassá-lo e sem pegar a costura nele.A costura ra tem que deixar ele "justo", sem sobra para ele se mexer, se fizer assim, ele fica bem bonito e durinho para o lado de fora. E a almofada tem que ficar bem cheia, compactada, por igual...
Abaixo dois vídeos que explicam bem :





Créditos: No mundo das Tatas




créditos: Patricia Cardoso


Créditos: cantinho dos Hobbies/ singer/ Patricia Cardoso ?N mundo das Tatas/ Hey there home

Share on Google Plus

0 comentários :

Dê nos sua opinião