sexta-feira, 9 de março de 2012

Camiseta regata- Como Fazer





Pra modelar as roupas, na maioria das vezes vou usar os gabaritos do método Vogue. No site da empresa você pode verificar os endereços de compra e, se você estiver fora de São Paulo, pode comprar pelo correio. Os gabaritos chegam na sua casa por sedex.

O material para começar a modelar é:
- 1 centímetro
- folhas de papel manilha (papel pardo, mais fino)
- Tesoura afiada para cortar tecido e tesoura de papel
- Alfinetes
- Giz de costura
- Carbono de costura

Primeiro, vamos fazer uma camiseta regata simples, em qualquer tecido não-elástico. Eu faço a minha em tricoline, porque é um tecido mais firme e fácil de trabalhar pra quem está começando. Quanto mais mole ou mais fino o tecido, mais fácil de dar tudo errado!

As medidas para uma camiseta são:
- Busto
- Altura (ombro até o umbigo)
- Comprimento (ombro até o comprimento desejado para a blusa)
- Cintura
- Quadril


É assim que se tira a medida do busto - na altura do bico do seio.


A altura é medida a partir do ombro (se estiver vestida, comece a medir na costura do ombro da blusa) até a altura do umbigo e depois, para medir o comprimento, começando do mesmo lugar e terminando aonde o comprimento mais lhe agradar.


A medida da cintura é feita na altura do umbigo, MESMO QUE VOCE QUEIRA UMA ROUPA COM CINTURA BAIXA, que não é o caso aqui, mas não custa avisar.

Para o quadril, tire a medida no lugar onde o bumbum é mais saliente. Assim não vai ter problemas para pôr ou tirar a roupa.
Anote tudo bem anotadinho, pra não ter que medir de novo durante a costura, e voilà. Agora podemos começar a traçar o molde.

Então aqui vai a camiseta regata. Pegue no seu kit Vogue os moldes de frente e costa da BLUSA, e a REGUA DE ACINTURAR.

Com as medidas em mãos, verifique no gabarito da FRENTE DA BLUSA a medida do busto. No meu caso, tenho uma medida de 97cm e vou arredondar para 96cm, que cai no tamanho 42.
Trace uma reta vertical no papel e alinhe o molde a ela. Nos respectivos buraquinhos, é só fazer uma marca de lápis. Isso vai servir como aquele jogo de "juntar os pontos".


Com todos os pontos no papel, use a borda do próprio molde para juntá-los. O resultado dessa primeira etapa deve ficar assim:


Agora coloque o centímetro na ponta mais alta do ombro e, esticando-o pra baixo, marque as alturas do umbigo e do comprimento.


Atravesse o papel com a régua de acinturar, na altura da marca da cintura. Ao contrário do que você pensa, a régua (quando está na cintura e no quadril) não deve começar no ZERO, e sim no meio do colchete aonde está escrito "espaço para costura".


Encontre na régua a medida da sua cintura e marque. Agora trace uma linha na cintura, passando um pouco da marca que você fez. A partir do ponto aonde você marcou o tamanho da cintura, acrescente mais 3cm e marque.

Faça a mesma coisa no comprimento: use a régua de acinturar e marque a sua medida de quadril (sem acrescentar os 3cm).

Agora, você já tem uma camiseta com cintura e tudo. Falta só juntar o resto dos pontos.

Logo abaixo da cava, junte em linha reta o ponto da cava com o da cintura. Depois, com a parte côncava da régua de acinturar, junte os pontos da cintura e do quadril.


Para que a camiseta seja uma regata, a alça precisa ser um pouco menor do que o tamanho que está agora. Vá até a alça e estique seu centímetro de um lado a outro dela. Então, dobre a medida no meio e marque o meio do ombro no molde.


Marque 3cm para cada lado do ponto. Essa vai ser a largura final da sua alça.

Agora, como a largura da alça mudou, você precisa refazer a cava e o decote. Vou aproveitar a oportunidade para baixar o decote uns 10cm. Pegue o gabarito da FRENTE DA BLUSA e junte os pontos - da nova marca da alça até a curva de baixo da cava.


Para marcar o decote, use o gabarito COSTAS DA BLUSA, virado do avesso, e trace o decote com a cava do gabarito.


Por último, marque 2cm pra dentro do molde, na parte mais curvinha da cava.

Agora que já fizemos a frente da regata, precisamos fazer também as costas!

O procedimento básico é igual ao da frente: trace uma reta no papel, marque os pontos referentes ao tamanho com que você está trabalhando e una os pontos.

O truque aqui é para a altura da cintura e da barra, que você NAO vai medir como na frente.
Por causa de pequenas diferenças de molde pra molde, o mais seguro a se fazer é medir, no molde da frente, a distância entre a cava e a cintura, e simplesmente copiar essa medida no molde das costas.


Agora que você já sabe aonde deve ser a cintura, meça de novo com a régua de acinturar e marque mais 3cm antes de unir os pontos. Meça também no molde da frente, a distância entre a cintura e a barra, e copie esse valor nas costas. Depois, use também a régua para marcar o tamanho correto do quadril.

Uma vez que estamos fazendo essa peça num tecido plano, ou seja, sem elasticidade, é bom que ela tenha pences, para marcar a cintura. Você pode fazer pences tanto na frente quanto nas costas, mas no caso da regatinha eu acho que nas costas fica mais bonito e discreto.

Estique o centímetro na linha da cintura e dobre ele ao meio, de modo a encontrar o meio exato da cintura, e marque o meio e mais 1,5cm para cada lado dele.


Trace, na marca do meio, uma reta com 13cm para cima e 13 cm para baixo.


Junte as marcas dos lados com a reta do meio, de modo a formar um losango.


Os moldes já estão prontos. Marque com um lápis qual é a frente, qual são as costas, o tamanho e o modelo da peça. Pode parecer óbvio agora, mas quando você tiver 300 diferentes moldes na sua "biblioteca", vai ajudar bastante. Agora é só cortar! Eles vão ficar assim:


Semana que vem, explico como fazer o corte do tecido e as marcas de costura. Além do material que temos até agora, vamos precisar de:
- 1m de tecido plano
- Carbono de tecido (amarelo ou azul)
- Carretilha

Olá! Hoje vamos aprender a cortar no tecido, aquele lindo molde que fizemos na semana passada.

Vamos começar cortando as costas:

Primeiro, dobre seu tecido em dois, no sentido do comprimento. Verifique se ele tem avesso (alguns tecidos de algodão não têm). Se tiver, vire o avesso pra fora. Meça o tamanho da dobra não muito maior que seu molde, para não desperdiçar muito tecido.


Prenda com alfinetes seu molde, encostando a parte do decote (o lado mais reto do molde) na dobra do tecido (afinal, se for pensar, você só tem a "metade da metade" em mãos. Pro seu molde virar uma "frente" ou umas "costas" você precisa que ele seja cortado no tecido dobrado).

Agora, você vai fazer marcas com giz de tecido, pra saber direitinho aonde cortar o tecido. Meça 1cm em toda a volta do molde e marque com o giz. Na barra, meça 3cmou mais e marque (para fazer a barra, precisamos dobrar o tecido, então é bom que a "sobra" tenha no mínimo 3cm). Nesse meu molde, estou fazendo a barra com 5cm. Quando a regata estiver finalizada, a barra terá 2,5cm. (atente para as marcas de giz na foto, em amarelo)


Depois de todo marcado, seu molde já está pronto para ser cortado. Corte nas marcas de giz e ponha de lado. Vamos agora para a frente:

A primeira ação é fazer, no próprio molde, a pence de busto. Em tecidos não-elásticos, ela serve para que a blusa não fique larga no sovaco, deixando seu sutiã aparecendo.

Lembra dos dois centímetros que marcamos na curva da cava? Dobre o papel unindo os dois pontos.


Isso vai formar um vinco grande até o outro lado do papel. Não deixe que ele divida a borda do molde em dois (com um "degrauzinho"). Quando o vinco estiver no fim, amasse ele no papel para preservar o traçado da camiseta.


Agora siga os mesmos passos das costas:
- Prenda o molde no papel com alfinete
- Marque com giz, 1cm na volta toda e 3cm (ou mais) na barra
- Corte o molde

Seu resultado vai ser este aqui:


Para fazer o acabamento da gola e da cava, vamos cortar um revel:
- Coloque a parte da frente da sua camiseta cortada (com molde alfinetado e tudo) de novo em cima de um pedaço de tecido dobrado.
- Seguindo a linha do corte anterior, corte mais uma vez a camiseta, começando pelo decote, até 5cm abaixo da cava.
- Tire o molde de cima do novo corte. Só queremos ficar com a parte de cima, então não precisa cortar mais.
- Para que o revel não repuxe, corte uma ponta de losango no meio dele, como na foto:


Repita a operação com as costas e  Mais uma etapa queimada!

Sei que parece trabalhoso, mas você quer que a sua peça fique perfeitamente costurada, né? Antes da costura em si, outro passo importante é marcar a linha da costura.

Quer dizer, você cortou a blusa toda com 1cm de folga. Esse centímetro a mais garante que você não vai ficar com tecido de menos na sua roupa - o molde é exatamente do seu tamanho, e a costura precisa de espaço.

Sem marcar exatamente a linha do seu molde, você corre o risco de costurar muito longe ou muito perto da borda, fazendo a sua roupa ficar larga ou apertada demais.

Abra seu corte (com molde e tudo) em cima do carbono de costura, com a parte do carbono virada pra cima:


Passe a carretilha em toda a volta do seu molde, colada ao papel. Olhe do lado de baixo do seu corte e verá a linha de costura marcada. É essa linha que você deve seguir quando estiver costurando.


Depois de passar a carretilha na volta toda, tire o papel do molde (mas mantenha os alfinetes no lugar), vire o lado carretilhado pra cima e repita a operação em cima das linhas carbonadas, para que o outro lado também fique marcado. Não esqueça de passar a carretilha também por cima das linhas de pence. Eu esqueço com frequencia, e depois dá um trabalhão pra consertar.


DICA: tente usar um carbono de cor parecida com a do tecido, por mais que pareça difícil de enxergar. Uma vez usei um carbono verde em um tecido branco e precisei deixar a peça uma semana de molho no sabão em pó pra tirar as marcas, que apareciam do lado direito do tecido.

Marque as linhas de costura também no revel. Agora sim, estamos prontos para costurar.

Depois de duzentas lições, chega a final!

Você deve estar com sua regata cortadinha e carretilhada. A primeira coisa a fazer agora é tirar os papéis de moldes e abrir a frente numa mesa, com o avesso (parte carretilhada) pra baixo. Em cima da gola, coloque o revel da frente, com o avesso pra cima.
Assim, você tem marcas de carretilha dos dois lados da costura.

Acerte os dois cortes e segure-os no lugar com alfinete. Alinhave com uma linha de cor diferente do tecido.


Alinhavar é preciso. Sem o alinhave, o tecido escorrega do lugar em 99% das vezes, e sua costura fica toda torta.

Na máquina, passe uma costura reta, bem em cima da linha carretilhada. Tanto na frente como nas costas, NAO COSTURE o topo das alças, como eu fiz na foto:


Depois das duas peças costuradas, feche os lados. Alinhe as costuras da cava para que elas fiquem bem do ladinho uma da outra. Assim, na hora em que você tiver que virar o revel pra dentro, não vai ficar costura pra fora e costura pra dentro.


Vire sua regata do lado direito, inclusive as alças. Está vendo como, no decote e na cava, o tecido está meio engruvinhado?


Tecido sem elasticidade é feito pra costura reta. Toda vez que tiver uma curvinha, é assim que ele vai ficar.
Vire a alça do avesso. Você vai ver sobra da costura. Faça pequenos picotes nela, como bandeirinha de São João. Os picotes devem ir QUASE até a costura. Se por acaso você errar e cortar sua costura, calma! Refaça toda a gola, meio centímetro mais pra baixo.


Vire do lado direito. Ela deve ficar assim:


Se ainda ficar repuxada em algum lugar, vire do avesso e faça mais um picote no lugar que está repuxando. Picote o decote na frente, costas e também as cavas.

"Acerte" a costura das alças, cortando metade do excesso de tecido. Só precisa cortar na alça (e não no resto). A alça sem essa sobra de tecido fica mais ajeitadinha no lugar.


Para pregar as alças de um jeito muito bacana, que fica sem costura nenhuma aparecendo, faça o seguinte:
- Vire do lado direito a frente da alça
- Com as alças "frente a frente" (costas e frente), insira a alça frontal dentro da alça de trás
O resultado vai ficar assim:


Está vendo que a alça de cima está do avesso (com costura aparecendo)? Pois então, a de dentro está do lado direito, como você pode ver pela marca do carbono que aparece dentro dela.

Pode costurar assim mesmo, seguindo a linha carretilhada. Agora vire do lado direito. O resultado deve ser esse:



Agora, chuleie toda a volta da sua regata. Calma, não precisa me denunciar por uso de palavras de baixo calão! Chulear é passar o ziguezague na borda do tecido. Como não estamos costurando com overloque (pelo menos não nesse tutorial) isso serve pra que o tecido não desfie. Fiz meu chuleado com linha da cor do tecido e tirei esta foto:


Alinhave também as pences. Dobre a marca carretilhada no meio, alinhave (pra não sai do lugar) e passe a costura. Sua regata vai ficar acinturada sem grudar na barriga. Olhando do avesso, sua blusa vai ficar assim:


Para que o revel fique mais presinho no lugar, passe uma costura a 0,5cm da gola, na volta de toda a gola e cava.


Agora é só fazer a barra, dobrando o tecido duas vezes até a marca da carretilha. Prenda com alfinetes, alinhave e costure pelo lado de dentro, a 0,5cm da dobra.


Pronto, sua regata está pronta pra usar. Bom proveito!

13 comentários :

  1. Oi Adorei seu blog!!!!Parabéns!!!!Estou seguindooooo



    beijoooooooooooooooos


    Moldes Modelagem Fashion

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei esse blog. Tenho os gabaritos da Vogue e tinha dificuldade de usar algumas peças. Obrigada.

      Excluir
  2. Adorei esta maneira de fazer esta regata à tempos vinha procurando
    uma maneira de finalizar e não aparecer esta costura das alças
    foi fantástico quando concluì e ficou perfeita num passe de mágica.

    ResponderExcluir
  3. Nunca vi nada sobre costura tão bem explicado! muito obrigada, não vejo a hora de amanhecer para cortar uma regata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça isso, você vai conseguir. E pegará gosto pela costura... Boa sorte!

      Excluir
  4. Pelo pouquinho que vi, Ameiiiiiiiiii.
    Vou tentar fazer alguma peça... rsrsr
    Obrigada por disponibilizar esse tipo de assunto e ensinamento.

    Osana
    Barueri-SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disponha, rs.
      E você vai conseguir, basta não desistir, persista até conseguir...

      Excluir
  5. gostei pois tenho a regua e não sabia com usar agora sim vou poder usar muito obrigada

    ResponderExcluir
  6. ADOREI ESSE MOLDE DE REGATA, VOU ACOMPANHAR SEMPRE AS NOVIDADES. BEIJOS

    ResponderExcluir
  7. onde se compra desse gabarito vogue?

    ResponderExcluir
  8. quero comprar os moldes como fazer e o preço ja sei costurar mais a muito tempo perdi os moldes

    ResponderExcluir

Aviso

Este blog foi criado como fonte de estudo para um grupo fechado de estudo. Mas resolvi compartilhar com o público em 18/03/2012 com o único objetivo de facilitar o estudo de outras pessoas que tem interesse em aprender a costurar e se aprofundar no mundo da moda.
Fica claro,que não hospedamos nada, apenas apontamos onde se encontra os links que estão disponíveis na internet.
Respeitamos os direitos autorais e somos contra o plágio, mas divulgamos o trabalho e citamos a fonte no final de cada post. By Elis caleone