sexta-feira, 9 de março de 2012

Camisa masculina! -


Camisa masculina! - parte I

Ok, demorou mas finalmente faço o post da modelagem da camisa. Tirei fotos da camisa que estou fazendo para o meu marido(algumas fotos se perderam, então você vai notar que tenho dois tipos de fotos diferentes, mas os passos estão corretos). Vamos começar por partes:

Dicas
Para tirar as medidas, você pode tirar direto no fofo ou pegar de alguma camisa que ele já tenha (e que sirva direito, claro). Meu marido tem umas medidas um pouco diferentes do comum, então ficam aqui as dicas de como alterar o molde nesse caso.

1. Tire a medida do peito

Do fim de uma cava até o fim da outra.

2. Divida a medida por 2

O molde é feito na metade, certo? Então na verdade você só precisa saber qual é a metade do tamanho do peito do bofe.

3. Compare as medidas com o gabarito


Às vezes o gabarito erra pra mais... Compare a medida dividida por 2 com o tamanho que o gabarito indica para essa medida. Sempre bom comparar antes de fazer sua roupa.


4. Se preciso, tire também as medidas do ombro e do peito superior, que vai da curva de uma cava até a outra.

Corpo

Antes de começar o molde, trace uma reta a 1,5cm da borda do papel, no sentido do comprimento.


Depois, encostado na reta, trace o molde da frente da blusa (se for feminina) ou da camisa (se for masculina). Igual ao que fizemos no molde da regata, com a diferença que na camisa masculina, você não precisa marcar a cintura.

Para a camisa ficar mais confortável, desça 1cm da cava. No meu caso, também encurtei o ombro em 1,5cm para ajustar as medidas às do mon mari.





Agora, já notou que as camisas masculinas têm uma voltinha dos lados?
Fazer essa voltinha é moleza:


Só encoste a régua de acinturar entre o lado da camisa e a barra, e use a parte curva da régua como guia.

Corte a frente com a borda junto.

Trace o molde das costas sem a borda de 1,5cm.

Para que o molde case certinho com o primeiro, não se esqueça de:
- Descer 1cm na cava
- Diminuir o ombro (se for o caso)
- Medir o comprimento do fim da cava até a barra e usar essa medida nas costas, ao invés de usar a medida do comprimento total



No meu caso, o papel que eu cortei não foi o suficiente para todo o comprimento da camisa. Nesse caso, o melhor mesmo é colar (com cola branca mesmo) um pedaço pra completar o que está faltando.


Colarinho
Dobre o papel no meio. Encoste o molde da GOLA DA CAMISA na dobra do papel, medindo pelo tamanho que você está fazendo. Se for tamanho 5, por exemplo, alinhe a marca do número 5 no gabarito com a dobra do papel.


Agora é só traçar em volta. O resultado é este:


Corte o papel e você terá o molde da gola aberta.

Agora a manga. Também deve ser traçada no papel dobrado, mas no sentido do comprimento. Marque os pontos e junte tudo no topo, seguindo a parte vazada de cima do molde.


Depois do topo traçado, meça o comprimento. Ele começa na parte mais alta da curva. Marque o fim.
Nesse ponto final, trace uma reta perpendicular à dobra do papel, com 13cm.


No fim dessa reta, trace 5 ou 6cm para cima.


No fima da segunda reta, trace uma reta paralela à primeira, com 5cm a mais no final. Você acabou de fazer o punho da sua camisa.


Com uma linha reta, junte a parte curva da manga (láaa em cima) a esses útlimos 5cm que você traçou.
Para finalizar, precisamos marcar aquele ponto da manda, perto do punho, onde sempre há uma abertura. Trace 12cm para cima, a partir do final do punho e voilà. A manga está pronta.


Agora, separe o punho do resto da manga, pois vamos cortá-lo separadamente.

Continuando!

O corte da camisa é o mesmo que o da camiseta: 1 cm em toda a lateral e deixando 3cm ou mais para a barra, tanto na frente quanto nas costas.

Dobre o tecido, ourela com ourela. A ourela é aquele cantinho do tecido que fica meio com franjinhas. Corte ela fora, pois em tecidos de algodão ela pode encolher e estragar sua costura.


Faça duas dobras de 2,5 ou 3cm na "ourela" que restou. Esta vai ser a dobra para os botões.


Coloque o molde da frente da camisa no tecido, em cima da dobra que você acabou de fazer mesmo.


Marque 1cm em toda a volta e 3cm na barra. Corte e alinhave as dobras de botão em cada lado do corte.


Se seu tecido for liso, pode fazer a dobra dos botões pra fora, pra deixar mais moderninho. Se o tecido for estampado ou tiver qualquer tipo de relevo, dobre pra dentro. Senão, o avesso vai ficar aparente, deixando o trabalho feio.

Já notou que camisas masculinas têm uma prega nas costas? Logo acima da prega, as costas são cortadas no sentido da largura. Essa é a pala. Pra cortá-la, dobre o molde das costas 13cm partindo da gola no sentido da barra. Corte o molde.


Agora, coloque no tecido dobrado a parte maior do molde das costas. Para fazer a prega,afaste a parte superior do molde 4cm da dobra do tecido.


A parte inferior deve ficar bem juntinha à dobra.


Agora você vai notar que as bordas do molde no tecido ficaram inclinadas. Em cima, não tem problema. Embaixo, isso precisa ser corrigido para que a barra não fique torta. Faça isso com uma régua:


Marque 1cm em toda a volta, 3 cm na barra (a partir da marca que você fez com a régua) e corte.

Observação: na hora de carretilhar (marcar a costura com o carbono), marque também o local da prega. 1cm já basta.

Para cortar a pala, faça como nas costas: corte encostada na dobra do tecido e marque 1cm em toda a volta. Um só detalhe: você vai precisar de DUAS palas.


Estamos quase no fim. A camisa masculina normalmente tem o colarinho cortado, ou costurado no meio, no sentido da largura. Por isso, vamos cortar o molde. Marque a linha de corte com o gabarito do colarinho:


Agora, abra o molde e coloque cada parte dele na entretela. Corte com 1cm em toda a volta da parte superior (a que tem o "bico"), e 1cm em toda a volta menos a parte de baixo na outra parte do molde:


Coloque o molde com a entretela no tecido e corte 2x cada molde. Rente à entretela na parte de cima. Na parte de baixo (a mais fina), corte rente à entretela e adicione 1,5cm na parte de baixo (aquela onde a entretela ficou rente ao molde):


Faça a mesma coisa com o molde do punho: corte na entretela com 1cm em toda a volta. No tecido, corte 4 partes (frente e verso para cada punho).

O molde da manga você cortou no papel dobrado, certo? Agora abra o papel. É mais fácil cortar a manga com o molde aberto no tecido, já que você vai precisar de duas dela. Marque 1cm em toda a volta e corte:

Depois de tudo devidamente cortado, vamos começar a costurar.

Nas costas da camisa, junte com um alfinete as marcas que você fez para a prega.
Para o lado de fora (lado direito da camisa) vai sobrar uma dobrinha. Achate essa dobra, segure no lugar com alfinetes e alinhave.


Alinhave as duas palas à parte superior das costas - cada uma de um lado das costas e com a parte carretilhada voltada para fora. Costure.




Agora, una os ombros. Você deve ter três ombros pra juntar. Alinhave só dois (o ombro das costas e o da pala que estiver do lado "direito" da peça).


Essa parte lembra a costura da regata:
Junte os dois ombros alinhavados ao terceiro, de modo que o lado carretilhado esteja visível dos dois lados:


Fica uma maçaroca mas é assim mesmo. Alinhave e costure.

Agora vire tudo do lado direito. Ficou lindo, mas falta o acabamento do presponto. Sabe o tecido da costura que ficou no avesso? Passe nele o chuleado (se vc ainda não passou). Depois, vire essa "sobra" em direção à gola e passe uma costura reta de modo que segure essa "sobra" no lugar. Essa segunda costura pode ser a menos de 0,5cm da primeira (aquela que juntou um pedaço do tecido no outro).


Agora, vamos cortar a carcela.
A carcela faz parte da manga, é o que dá acabamento naquela abertura da manga perto do punho.
No molde da manga, nós desenhamos uma reta de 12cm, certo? Agora pegue o molde (que deve ainda estar alfinetado com o corte da manga) e corte tudo nessa linha de 12cm. Agora, numa sobra de tecido dobrada, marque um retângulo de 6 x 16 cm e corte.
Sugestão: meça primeiro o tamanho do corte que você fez na manga. Se ele, sem querer, ficou com 13cm, por exemplo, corte um retângulo de 6 x 17cm e assim por diante.




Sua manga está dividida, pelo corte de 12cm, em um pedaço largo e um estreito. Alinhave a carcela dobrada no meio, ao lado largo da manga. Atenção: O tecido da carcela deve estar dobrado avesso com avesso (com o lado direito aparecendo) e o alinhave deve ser feito do lado avesso da manga.
Do lado estreito, faça uma mini-barra, dobrando o tecido 2x para dentro.


Passe a costura reta até o limite do corte de 12cm e vire a carcela para o lado direito da manga. A carcela virou um tubinho, certo? Amasse esse tubo no meio, como de estivesse achatando um canudinho, e prenda com alfinetes.


Na mão mesmo, no olhômetro, você vai fazer uma ponta em forma de seta no topo da carcela. Vire todo o tecido que restou pra trás. Alfinete e alinhave.


Passe a costura reta pela lateral interna da carcela (aquela que prende a carcela à manga), até dar a volta no bico que você fez no topo. Não precisa costurar a partezinha da carcela que fica voltada para a abertura da manga.

Agora, alfinete a manga ao ombro da camisa. Ela deve bater certinho no tamanho, de um lado a outro. Se sobrou ou faltou, reveja o que está errado.


Se estiver tudo certo, passe a costura reta no ombro e já aproveite pra fechar a manga e a lateral da camisa.

Depois de tudo fechado, passe ziguezague e o presponto também no ombro da camisa, virando a costura em direção a gola.






A camisa já está quase pronta, faltam só os detalhes.

Na frente, onde você alinhavou duas dobras para os botões, passe uma costura reta perto da dobra que está do lado avesso da camisa.

Agora, o colarinho.
No molde da parte mais estreita do colarinho (aquela sem os bicos), você cortou dois tecidos, certo? Separe os dois e alinhave um à entretela.


Acerte com a tesoura a parte de baixo do tecido (que está mais retinha) para que acompanhe a curva do colarinho. Dobre essa " sobra" de tecido e alinhave.


Faça uma costura de um pezinho de distância nesse alinhave e reserve a peça. "O que é um pezinho de distância?", você se pergunta. É isso aqui:


O fim do tecido coincidindo com o fim do pezinho da máquina.

Agora a parte "bicuda" do colarinho. Alfinete e alinhave os dois cortes de tecido à entretela, tal como estava quando você cortou.


Alinhave os cantos e a volta do tecido, pelo lado "bicudo". A parte de baixo, mais redondinha, você deixa aberta por enquanto.

Depois de costurado, acerte a rebarba do tecido para que fique com 0,5cm de largura (assim não fica muito "gordo" quando você virar a costura do lado direito), e corte a ponta que sobrou na diagonal. Isso vai facilitar virar a pontinha do colarinho do lado direito.


Agora, vire bem bonitinho o colarinho do lado direito. Acerte a costura (use a unha mesmo, já que a entretela é fácil de dar forma) e alinhave.


Passe a costura reta a um pezinho de distância. Agora, dobre esse colarinho ao meio e verifique de as bordas (partes sem costura) estão iguais dos dois lados. Se não estiverem, acerte com uma tesoura:


A parte mais estreita do colarinho ainda está em 2 partes, certo? Coloque uma na mesa, com o lado direito virado pra cima.
Em cima dela, coloque o colarinho "bicudo" com o direito também virado pra cima (o direito é o lado no qual você costurou a entretela).
Em cima de todas essas, coloque a 2a parte do colarinho estreito, com o lado avesso virado pra cima.

Vai virar um sanduichão. Alfinete e alinhave:



Costure na marca de carbono que você fez, lado a lado, deixando o lado com o "bico" sem costurar.
Tal como antes, acerte a sobra de tecido pra ficar com no máximo 0,5cm de largura. Vire do lado direito. Alinhave o colarinho estreito, para que o tecido não saia do lugar.


Dobre esse colarinho no meio e faça um pique bem pequeno para marcar o meio.
Pegue a camisa. Dobre também a gola ao meio (de ponta a ponta da abertura frontal) e faça um pique para marcar o meio.
Junte os dois piques, pelo lado direito da camisa, com uma agulha.


Agora, junte bem certinho os finais da gola e do colarinho, com uma agulha. O tecido que sobrar no meio você acerta no comprimento e alinhava SÓ A PARTE DE BAIXO do colarinho estreito.


Depois de alinhavado, passe uma costura reta beeeeem juntinho à borda da parte estreita que já está costurada:



Oba, mais alguns passos e a camisa está pronta :)

Você alinhavou o colarinho e ficou faltando a finalização. Faça o seguinte: dobre o tecido que sobrou pra dentro do colarinho. Ele deve caber perfeitamente, sem erros. (na imagem, o tecido que sobrou entrando no colarinho)


Alinhave e passe uma costura reta bem rente à borda.

Alinhave o punho como a gola: pelo avesso, uma das partes cortadas, fazendo a "barra" na entretela. Depois, alinhave a segunda parte e costure.



Prenda o punho à manga do mesmo jeito que você prendeu o colarinho: pelo lado direito, primeiro alfinetando bem certinho nas pontas.


A manga vai ficar maior que o punho, isso é normal.
Com o tecido que está "sobrando" na manga, do lado da carcela, faça uma dobrinha voltada para ela:


Alinhave, costure como a primeira costura do colarinho. O tecido que sobrou, coloque pra dentro do punho como você fez com o tecido do colarinho, alinhave e costure.

Faça a barra, coloque os botões... E temos uma camisa masculina!


6 comentários:

  1. vim vistar esse blog com o intuito de apreder a fazer um punho de manga de camisa, oque vi foi fotos pornograficas horrivel, que horror as pessoas perderão mesmo a vergonha.Nada contra mas acho que deveria ser cada coisa em seu lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que o problema está no seu pc.Aqui não tem nada pornográfico

      Excluir
    2. Alguma coisa que você baixou pode ter causado um vírus tipo propaganda aquelas que ficam piscando abaixo da página ou em toda a tela, eu não tenho nada a ver com o blog só estou mesmo intrometendo na conversa, sempre que vou reparar pc,s na casa de clientes me deparo com isso, isso é um span

      Excluir
  2. oi gostei muito de como é feita uma camisa passao a passao.gostaria de saber como conseguir os gabaritos que vc usou.desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses gabaritos eu adquiri quando fiz o meu 1° curso de costura com gabaritos.Adquiri na escola em que eu fazia alta costura. Posso te passar o endereço da Editora Vogue (que consta na pasta dos moldes) e telefone: Rua Roque Petrella: 140. Broklin, Sp telefone: 11 5533 0800

      Excluir
  3. oi!!! estou fazendo curso de corte e costura... quando continuo as roupas em casa, recorro sempre às suas dicas e passo a passo... acabei de fazer uma gola seguindo seu pap...muuuiiito obrigada!! já passei o seu endereço para as outras alunas!!!! bjinho, Gilmara

    ResponderExcluir

Aviso

Este blog foi criado como fonte de estudo para um grupo fechado de estudo. Mas resolvi compartilhar com o público em 18/03/2012 com o único objetivo de facilitar o estudo de outras pessoas que tem interesse em aprender a costurar e se aprofundar no mundo da moda.
Fica claro,que não hospedamos nada, apenas apontamos onde se encontra os links que estão disponíveis na internet.
Respeitamos os direitos autorais e somos contra o plágio, mas divulgamos o trabalho e citamos a fonte no final de cada post. By Elis caleone